Índice do Conteúdo
- O que é farinha
- Qual é a força da farinha?
- Usos da farinha em confeitaria e padaria
- Tipos de farinha de acordo com sua origem
- Farinha de trigo
- Farinha de espelta
- Farinha de milho
- Farinha de centeio
- Farinha de cevada
- Farinha de aveia
- Outras farinhas
- Farinha integral
- Farinha multiuso
- Farinha de massa
- Farinha de arroz
- Farinha de ervilha
- Farinhas de origem animal
Por mais simples que possa parecer, a farinha é um dos pilares da culinária e da panificação. Ao contrário da crença popular, existem diferentes tipos de farinha com características, qualidades e utilizações especiais próprias. Você sabe para que serve cada um?
O que é farinha
A farinha é um pó fino obtido a partir da moagem de vários ingredientes sólidos como cereais, sementes, nozes e leguminosas. Seu nome vem do latim farina , que por sua vez vem da palavra far / farris , um antigo nome para farro ou trigo, um dos primeiros alimentos usados para fazer farinha.
Embora não haja uma data exata, acredita-se que a produção desse ingrediente tenha começado muito antes de 6.000 aC no Oriente Médio. Também há evidências de que a farinha era produzida em várias partes do mundo a partir do principal ingrediente da região , o milho na América e o trigo na Ásia.
Foi até a época romana que a técnica de produção da farinha foi aperfeiçoada graças ao uso de moinhos hidráulicos. Entrando no século 20, durante a década de 1930, elementos como ferro ou niacina começaram a ser incorporados . Na década de 1990, o ácido fólico foi adicionado para dar vida à farinha como a conhecemos hoje.
Qual é a força da farinha?
Este conceito se refere à quantidade de proteína que a farinha contém . Ao entrar em contato com a água, cria-se o glúten, elemento que dá volume à massa. Isso significa que quanto maior a presença de glúten, maior será o volume que o preparo alcançará.
A força da farinha é o fator que determina o nível de volume do preparo . Por exemplo, se você prepara pizza, deve usar farinha pouco forte, para obter uma massa que permite manipulá-la e esticá-la. Por outro lado, se você preparar uma panqueca com nozes, é aconselhável usar uma farinha com mais força que permite obter mais volume.
Esta qualidade só é encontrada nas farinhas de trigo, durum e espelta, e pode ser detectada observando-se a quantidade de proteína na embalagem. Também é representado pela letra W em ambientes profissionais e pode ser traduzido como o índice de capacidade de panificação.
Usos da farinha em confeitaria e padaria
Conhecemos certos usos da farinha na pastelaria e na padaria, mas quais são especificamente as suas funções?
- Dá estrutura às massas.
- Proporciona maciez a todo preparo.
- Oferece textura e consistência.
- Ele atua como um agente absorvente.
- Contribui para o sabor e aroma.
Tipos de farinha de acordo com sua origem
Atualmente, existem vários tipos de farinha que se caracterizam pelo seu uso, função e origem. Você conhece todos eles?
Farinha de trigo
É a variante mais utilizada devido à sua versatilidade e simplicidade. É feito de vários tipos de trigo e possui vários minerais como cálcio, ferro e magnésio. Geralmente é usado em preparações doces e salgadas.
Farinha de espelta
A espelta é a mais fácil de digerir devido à baixa presença de glúten . É ideal para o preparo de pães baixos e compactos, e possui diversos nutrientes como ômega 3 e 6 e as vitaminas do grupo E.
Farinha de milho
Nativa do continente americano, normalmente é obtida a partir do milho nixtamalizado. Vários alimentos, como tortilhas ou arepas, podem ser obtidos a partir desta farinha . É uma das poucas farinhas sem a presença de glúten.
Farinha de centeio
A farinha de centeio é uma das mais utilizadas nos países nórdicos e seu uso remonta à Idade Média. Tem um toque amargo, além de vários nutrientes como cálcio, sódio, iodo e zinco. É usado em pães baixos e densos .
Farinha de cevada
Geralmente é usado em pães levemente fofos devido ao seu efeito espessante . É uma farinha muito popular na Inglaterra e em outros países europeus, e possui várias propriedades como cobre, potássio, cálcio e vitaminas A, B e C.
Farinha de aveia
É um tipo de farinha saudável muito comum na culinária americana. Tem uma textura muito fina e lisa, sendo utilizado principalmente em massas de baixa densidade como crepes, biscoitos e muffins.
Outras farinhas
Como foi dito no início, existe uma grande variedade de farinhas no mundo, e cada uma desempenha certas funções específicas.
Farinha integral
É uma farinha obtida da moagem do trigo que preserva a casca e o gérmen . Possui variedades como reconstituído e adicionado.
Farinha multiuso
É a farinha mais barata devido ao seu processo industrializado. É usado em quase qualquer tipo de biscoito, como biscoitos e muffins.
Farinha de massa
A farinha de pastelaria ou de flor tem uma textura muito fina e arejada devido à sucessiva moagem do trigo. É ideal para bolos e biscoitos .
Farinha de arroz
É amplamente utilizado no Leste e Sudeste Asiático. É usado para fazer tempura, macarrão, macarrão e massa .
Farinha de ervilha
Confere um tom esverdeado ao preparo e é utilizado para engrossar purês, fazer pizzas e biscoitos .
Farinhas de origem animal
Essas farinhas não são para consumo humano, pois são utilizadas na fabricação de fertilizantes e ração para o gado. É extraído de ossos, peixes, sangue ou chifres.
Cada farinha possui características, funções e peculiaridades próprias. Conhecer todas as suas diferenças nos dará a oportunidade de preparar diferentes tipos de pratos e sobremesas. Prepare-se para a sua próxima preparação e escolha a farinha que mais lhe convém ou gosta.