Manteiga ou margarina? Qual é o melhor?

Manteiga ou margarina? Qual é o melhor?

Manteiga ou margarina

De forma errada, tendemos a pensar que margarina e manteiga são o mesmo produto e, embora seja verdade que ambos os produtos compartilham certas características ou funções, a verdade é que cada um é muito diferente. A questão que se coloca é: manteiga ou margarina? O que é melhor e quais são suas diferenças?

Do que é feita a manteiga?

Margarina e manteiga são dois produtos utilizados na cozinha, principalmente na área da pastelaria e da pastelaria. Sua função nesses campos é dar sabor e suavidade a qualquer preparo, além de consolidar estruturas e dar volume a todos os tipos de massa .

Embora seja difícil determinar a origem e a data exatas em que a manteiga nasceu, sabe-se que ela surgiu muitos séculos antes da margarina, que se acredita ter sido inventada em 1869 pelo químico francês Henri Mêge-Mouriès como forma de substituir margarina, manteiga .

Mas do que exatamente é feita a manteiga ? Este produto lácteo é obtido após a separação das natas do leite . Seus principais componentes são:

  • 80% a 82% de gordura do leite derivada de gorduras animais
  • 16% a 17% de água
  • 1% a 2% de massa de leite
  • proteína, cálcio, fósforo, vitaminas A, D e E, bem como gordura saturada

 

Do que é feita a margarina

Do ponto de vista científico, acreditava-se que a manteiga continha um alto teor de gordura, portanto, um grande número de especialistas decidiu substituir este produto pela margarina, por considerá-la uma opção mais saudável. No entanto, estudos recentes mostraram que este produto pode realmente ser mais prejudicial do que a manteiga .

A margarina é produzida a partir de uma série de óleos vegetais líquidos que são tratados por meio de um processo de hidrogenação . Esse procedimento satura os ácidos graxos graças à adição de hidrogênio, que altera sua estrutura molecular até assumir o estado semissólido.

Vale ressaltar que algumas margarinas são fabricadas de forma diferente, o que significa que grandes quantidades de gordura trans foram adicionadas a elas . Essa diferença pode ser percebida na densidade do produto, pois quanto mais sólido, mais gordura trans conterá. Por esse motivo, recomenda-se o uso de margarinas mais macias.

Outras características da margarina que devemos destacar:

  • Tem certas vitaminas que são adicionadas.
  • Possui 900 calorias por 100 gramas.
  • Sua quantidade de gordura saturada é mínima.
  • Sua cor, sabor e cheiro são obtidos pela adição de aditivos.

 

Diferenças entre margarina e manteiga

As diferenças entre margarina e manteiga podem parecer apenas nutricionais ou de conteúdo; no entanto, existem outros fatores que destacam sua singularidade.

Gorduras

Enquanto a manteiga é obtida de gorduras animais, a margarina surge de várias gorduras vegetais que vêm de produtos como girassol, canola e azeitonas.

Processos

A margarina surge através de um processo longo e especializado , enquanto a manteiga pode ser apreciada graças a passos comuns e caseiros, razão pela qual muitos tendem a prepará-la em casa.

Nutrientes

Ao contrário da margarina, que adiciona vitaminas ou nutrientes, a manteiga tem um grande número de nutrientes naturais, como cálcio, fósforo e vitaminas A, D e E.

Calorias

Embora seja inteiramente proveniente de gorduras vegetais, a margarina geralmente tem um número maior de calorias por 100 gramas, cerca de 900 calorias. A manteiga, por sua vez, contém cerca de 750 calorias por 100 gramas .

Sabor e cor

A manteiga tem uma cor amarela característica, bem como um sabor e cheiro peculiares. Enquanto isso, o sabor, a cor e o aroma da margarina são obtidos através da adição de aditivos e após um processo de hidrogenação.

 

Manteiga ou margarina? Qual usar na panificação?

Embora até agora pareça que as diferenças entre margarina e manteiga sejam claras, a verdade é que ainda não definimos qual é o melhor produto quando se trata de panificação ou panificação . ¿ Margarina vs manteiga ?

A margarina e a manteiga desempenham um papel semelhante na panificação e no cozimento, que é dar sabor e suavidade a todos os tipos de preparação . Além disso, ajudam a dar estrutura e consistência às massas; no entanto, existem alguns cenários em que um funciona melhor do que o outro.

  • Se você está preparando um bolo ou sobremesa, mas quer dar mais tempo ao preparo, o ideal é usar margarina .
  • Se você quer cuidar ou regularizar a questão da saúde, a margarina também é uma boa opção . Lembre-se de que você deve escolher margarinas macias ou líquidas em vez de palitos. Também certifique-se de ler o rótulo e evitar aqueles que contenham mais de 2 gramas de gordura saturada por colher de sopa.
  • As margarinas são excelentes para afofar e dão maciez às sobremesas .
  • Margarinas derretem melhor em altas temperaturas e são uma opção mais barata do que manteiga .
  • Se quiser fazer preparações tradicionais com um sabor distinto e caseiro, a manteiga é o melhor .
  • Em alguns casos, e se você não tiver problemas relacionados ao colesterol, pode usar metade margarina e metade manteiga para dar sabor extra.

Margarina e manteiga são excelentes opções na preparação de todos os tipos de bolos ou sobremesas; Porém, é importante que você leve em consideração as características que deseja alcançar na sua preparação e escolha o elemento que melhor combina.

Márcia

Márcia

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Os comentários estão fechados.

Outros artigos

Pavê de Sorvete

Pavê de Sorvete

Uma deliciosa receita para o seu final de semana!Ingredientes2 latas de leite condensadoA mesma medida de leite2 colheres de (sopa) de margarina1...

Ler artigo