Índice do Conteúdo
- Utensílios Gerais de Confeitaria
- 1. Nivelador de bolo
- 2. Tapete de silicone para pastelaria
- 3. Termômetro para doces ou balas
- 4. Facas
- Utensílios mais comuns em panificação
- 1. Assadeira:
- 2. Bandeja retangular:
- 3. Soufflera:
- 4. Formas para assar:
- 5. Hoops:
- Equipamentos para iniciantes em confeitaria
- Equipe sênior em confeitaria
- 1. Queimadores de chama aberta:
- 2. Placa de aço:
- 3. Fogões de indução magnética:
- 4. Fornos convencionais:
- 5. Fornos de convecção ou convecção:
- 6. Microondas:
- Equipamento de refrigeração necessário para confeitarias:
- Aprenda a manusear todo o equipamento de pastelaria e confeitaria
A venda de bolos e sobremesas é um negócio rentável que lhe proporcionará o rendimento adicional que procura. Se é um apaixonado por confeitaria, iremos informá-lo de quais são os equipamentos de confeitaria que deve ter para abrir a sua própria confeitara ou venda de bolos, doces até mesmo sobremesas.
Os seguintes equipamentos para confeitaria são os mais comuns neste tipo de negócio e poucos são indispensáveis. Vamos dizer o que são e como são usados nas cozinhas; Por exemplo, para abrir um negócio de sobremesas em casa você deve se concentrar em adquirir utensílios de confeitaria antes de fornos industriais, isso vai depender do seu interesse e do estado atual do empreendimento.
Utensílios Gerais de Confeitaria
Tanto na confeitaria quanto na padaria, ter as ferramentas certas pode facilitar a preparação da receita escolhida. Os itens a seguir são absolutamente essenciais para fazer bolos deliciosos e assados:
1. Nivelador de bolo
Um nivelador é indispensável para fazer bolos perfeitos. Esta ferramenta possui lâminas afiadas que se ajustam a várias alturas, permitindo criar camadas uniformes de bolos; simplificando o processo de produção.
2. Tapete de silicone para pastelaria
Este tapete ou tapete permite atingir as dimensões adequadas dos bolos ou pães, evitando o esforço excessivo na hora de enrolar e processar a massa. Este utensílio é marcado com medidas para dimensionar com precisão a massa, aqueles com as marcas circulares e quadradas são ideais para a confecção de bolos.
3. Termômetro para doces ou balas
A produção de sobremesas, bolos e doces exige que as temperaturas exatas sejam atendidas para atingir os resultados desejados. Minutos e graus de diferença podem atrapalhar o trabalho, por isso um termômetro digital é uma ferramenta que permitirá rastrear cada líquido que necessita para atingir o prazo indicado.
4. Facas
Você encontra uma grande variedade de facas em cozinhas de confeitaria, no entanto, você pode trabalhar confortavelmente com o seguinte:
– Faca de chef ou francesa:
Essa faca tem lâmina côncava e larga, mede em torno de 20 a 35 cm de comprimento e é a mais importante de todas. É utilizado para cortar, picar, filé, entre outras tarefas.
– Faca de aparar ou aparar:
Possui lâmina curta de 5 a 10 cm de comprimento e serve para cortar e descascar frutas e legumes. Tarefas para as quais facas grandes são desconfortáveis.
– Descascador ou descascador de batata:
Este descascador de lâmina dupla é usado para descascar frutas e vegetais.
Utensílios mais comuns em panificação
Os utensílios de cozimento podem ser muitos; No entanto, é importante que, ao começar, você tenha o básico e entenda como eles funcionam:
1. Assadeira:
É de forma rasa, retangular ou oval. É usado para diversos fins, como assar, assar, dourar e gratinar.
2. Bandeja retangular:
Tem pouca profundidade e você encontra em tamanhos padrão, também é polivalente.
3. Soufflera:
É feito de cerâmica e possui laterais nervuradas, é utilizado principalmente para o preparo de suflês.
4. Formas para assar:
– Molde de mola:
É circular com lados removíveis e possui uma trava de mola em um dos lados. É usado para assar bolos.
– Formas de bolo:
São fabricados em aço não galvanizado, possuem bordas nervuradas e fundo removível. Eles são usados para assar bolos.
– Molde do pé :
Possui bordas inclinadas e é usado para assar tortas.
– Panela de pão:
É retangular e profundo. É usado para assar pão fatiado e tortas de carne.
– Molde Pullman:
É retangular com tampa e serve para assar pães especiais, como o pão de caixa.
– Molde para muffins ou shortbreads:
É retangular com pequenos recortes redondos, especialmente para cupcakes e muffins.
– Molde Bundt:
É circular e profundo em forma de donut com formas onduladas. É usado para bolos de chiffon.
– Molde de rosca:
É circular e profundo, às vezes com laterais removíveis. Especiais para bolos.
– Moldes de silicone:
Possuem formatos diferenciados que facilitam o desenformar do produto. Geralmente é usado para pequenos pães ou bolos.
– Moldes de policarbonato:
Têm formas diferentes, são especiais para produtos de chocolate. É usado no chocolate.
– Forma de bolo:
Podem ser circulares, quadrados ou retangulares, com ou sem fundo removível. Eles são usados para assar bolos e sobremesas.
5. Hoops:
Para preparações que não necessitem de moldes com fundo. São utilizados no forno e em sobremesas frias como mousses, tortas, bolos, entre outros.
Equipamentos para iniciantes em confeitaria
São todos os elementos que trabalham com energia elétrica, alguns deles são:
- Liquidificador.
- Batedeira
- Processador de alimentos.
- Liquidificador de mão ou de imersão.
- Roller.
- Amassador.
- Maçarico.
Equipe sênior em confeitaria
O principal equipamento da cozinha e da confeitaria é o maquinário que fornece o calor e o frio necessários para transformar os alimentos. Alguns deles são queimadores, fornos, geladeiras, freezers, além de alguns elementos exclusivos de cozinhas profissionais.
1. Queimadores de chama aberta:
Os queimadores de chama aberta são construídos de forma que a chama do gás entre em contato direto com o fundo da panela ou frigideira que está sendo usada. Isso permite maior controle de temperatura.
2. Placa de aço:
Esses queimadores colocam uma placa de aço e ferro forjado entre a chama e a bateria. Eles oferecem um calor mais uniforme e menos controle sobre ele.
3. Fogões de indução magnética:
Os fogões de indução magnética são uma tecnologia que utiliza corrente elétrica para gerar calor na base da panela. Somente baterias de aço ou ferro podem ser usadas neles. São eficientes e fáceis de limpar.
4. Fornos convencionais:
O calor nos fornos convencionais é proveniente de queimadores ou aquecedores elétricos localizados na parte inferior do equipamento. Esse calor passa por uma placa de metal que dá uniformidade à temperatura. Na cozedura apresenta uma dificuldade e isto é que na cozedura tem diferentes temperaturas nos diferentes espaços no interior do forno.
5. Fornos de convecção ou convecção:
Os fornos convectores ou de convecção são muito melhores que os convencionais, pois resolvem o problema da distribuição uniforme do calor ao serem equipados com um ou mais ventiladores , que geram uma corrente de ar que distribui o calor pelo interior da unidade.
Este tipo de forno permite uma cozedura mais rápida e homogénea dos alimentos . Hoje, os fornos de convecção domésticos são vendidos, portanto, não são mais usados exclusivamente na padaria ou restaurante.
– Forno combinado:
Como o nome sugere, combina um forno de convecção com um vaporizador industrial. Ele pode funcionar como qualquer um dos dois, independentemente ou simultaneamente, conforme necessário; Eles geralmente vêm com controles muito precisos de temperatura e umidade.
6. Microondas:
O microondas cumpre funções incríveis na cozinha moderna. É usado para derreter produtos e é excelente para aquecimento. Hoje existem receitas de bolos que podem ser feitos no micro-ondas em poucos minutos.
Equipamento de refrigeração necessário para confeitarias:
A refrigeração é importante, independentemente do tipo de sobremesas ou bolos que você faz no seu negócio. É fundamental que você reconheça quais são as mais utilizadas e como elas podem te ajudar a preparar e manter suas receitas em perfeito estado.
– Câmara fria:
A câmara fria existe em estabelecimentos de considerável capacidade, geralmente hotéis, cantinas institucionais, talhos e supermercados. É uma sala isolada que mantém as temperaturas de refrigeração (2-4 ° C) ou de congelamento (-15 ° C). Está equipado com prateleiras para manter tudo em ordem.
– Geladeira de chão:
É o mais comum dos refrigeradores, já que também é para uso doméstico. Considere comprar um que mantenha as temperaturas de 1-2 ° C e tenha uma capacidade de 80-200L.
– Geladeira sob a mesa de trabalho:
São pequenos frigoríficos que cabem debaixo da sua bancada para manter os ingredientes essenciais à mão.
Aprenda a manusear todo o equipamento de pastelaria e confeitaria
Como pode ver, existe um grande número de utensílios e equipamentos de cozinha, tanto manuais como elétricos, tradicionais ou contemporâneos ; que facilitam as tarefas de criação de sobremesas, pães, bolos e muito mais. Alguns deles são: utensílios de cozinha, ferramentas manuais, instrumentos de medição, pequenos e grandes equipamentos que você deve considerar ao abrir seu próprio negócio.